ANEPAC realiza posse na FIESP e reforça compromisso com o setor mineral

.......A Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC) realizou no dia 10 de fevereiro, sua cerimônia de posse do novo Conselho Diretor e Diretoria Executiva para o biênio 2025-2026, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O evento reuniu importantes nomes do setor mineral, empresários e representantes do governo para debater o futuro da mineração no Brasil.

.......O Diretor de Relações Institucionais da ANEPAC, Fernando Mendes Valverde, ressaltou a relevância da entidade ao longo de seus 30 anos de atuação.

.......Valverde enfatizou que os principais desafios do setor estão ligados à urbanização desordenada e à necessidade de preservar áreas sensíveis. Por essa razão, considera essencial a realização de um ordenamento territorial aliado a planos estratégicos de longo prazo. Essas iniciativas garantem a disponibilidade sustentável desses recursos minerais, fundamentais para a sociedade. Segundo Valverde, o planejamento de longo prazo é essencial para a continuidade da atividade.

.......Em seu discurso, o presidente da ANEPAC, Caco Auricchio, ressaltou a importância da mineração para o desenvolvimento econômico e a infraestrutura do país.

.......Ele também ressaltou a importância da participação de parlamentares comprometidos em cada estado para garantir uma representação forte e alinhada aos interesses da mineração de agregados. Nesse contexto, destacou o apoio do Deputado Estadual Itamar Borges e o Deputado Federal Arnaldo Jardim, por meio da Frente Parlamentar da Indústria da Construção e Mineração Sustentável.

.......A cerimônia reforçou o papel da ANEPAC na defesa dos interesses do setor mineral e sua atuação em prol do desenvolvimento sustentável. Além disso, foi debatido a necessidade de investimentos em inovação e tecnologia para modernizar a produção de agregados, garantindo maior eficiência e redução dos impactos ambientais.

.......A cerimônia contou com várias mensagens de apoio, entre elas as do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e do ex-presidente da FIESP, Paulo Skaf. As declarações ressaltaram a relevância da ANEPAC e a necessidade de iniciativas estratégicas e bem coordenadas para impulsionar o setor de agregados para construção no Brasil.

......."Parabenizamos Caco Auricchio por assumir a presidência da ANEPAC. Com sua postura incisiva e profundo conhecimento das demandas do setor, além de sua forte atuação junto à classe política, sua liderança será essencial para enfrentar os desafios da mineração, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a inovação. No estado de São Paulo, onde a demanda por agregados cresce constantemente, é fundamental contar com uma gestão comprometida com a transparência, a ética e o diálogo entre empresários, governo e sociedade. Estamos confiantes de que, sob sua condução, a ANEPAC seguirá firme na defesa dos interesses do setor, promovendo boas práticas, combatendo a informalidade e reforçando a importância da mineração para a infraestrutura e o crescimento econômico do país. Desejamos sucesso nessa nova jornada e reafirmamos nosso compromisso em trabalhar juntos pelo avanço da mineração sustentável", destaca Anselmo Luiz Martinez Romera, presidente do SINDAREIA.

.......Com essa nova gestão, a ANEPAC reafirma seu compromisso de trabalhar em conjunto com o governo e a iniciativa privada para garantir um setor mineral cada vez mais forte e responsável.

Confira os nomes dos membros do novo Conselho Diretor e Diretoria Executiva: